terça-feira, 6 de julho de 2010
SOU DO SUL
VISITE SEMPRE O CANTINHO VIRTUAL DO ACAMPAMENTO DA POESIA DE ENTRE-ÍJUIS.http://acampamentodapoesia.blogspot.com/
sexta-feira, 14 de maio de 2010
CONVITE VIRARTE
Fundação 21/10/2003
Registro 1088 de 27/10/2003 – CNPJ 05. 988.883/0001-03
São Luiz Gonzaga, 1o de maio de 2010
Amigo poeta,
A poesia é o elo que nos une. O Movimento virArte convida para a coletânea Revelação. Para participar, envie poema de até 25 linhas , até 30/05 (poemas/cidade-estado e endereço para envio), somente por e-mail. O lançamento será em comemoração ano VII de ano de fundação do Movimento virArte. Dados da coletânea:
Formato: Bolsilivro (11X13)
Nº de páginas: 100
Inscrição: 10,00 (sócios e estudantes isentos)
Custo- página: 30,00 – recebe 4 livros/p. (pagos na inscrição ou até 15/06)
Depósitos: Banco do Brasil – Agência 0437-5 Conta Corrente 23.357-9 Variação 01 (enviar comprovante digitalizado)
Envio: e-mail: solbat@ibest.com.br (mencionar quem o convidou)
O Movimento já editou 36 livros em seis anos de atuação e convida os poetas a se associarem e contribuírem para que a arte, a cultura e a poesia cresçam cada vez mais! A jóia é de 10,00 e a anuidade são 24,00. Seja mais um sócio virArte! Visite o nossos endereços na net:
http://movimentovirarteslg.blogspot.com/
Estamos aguardando seu poema! Solange Battirola
VISITE SEMPRE O CANTINHO VIRTUAL DO ACAMPAMENTO DA POESIA DE ENTRE-ÍJUIS.http://acampamentodapoesia.blogspot.com/
sexta-feira, 30 de abril de 2010
TEXTO RENATO SCHORR
Sabidamente a região missioneira possui muitos escritores e aqui poderíamos citar uma dúzia, sem maior esforço, alguns com trabalhos traduzidos em diversos países, a maioria no velho continente (Europa), porém, carentes de divulgação na região/Estado/País. Entretanto, quando atingem o leitor externo e são ignorados por essas bandas, podemos imaginar os europeus atrasados culturalmente? Ou inexistem escritores naquele continente? As obras dos norte-americanos são desprezadas, sem qualidade? Todavia, se as questões postas são inconsistentes, há algo estranho, facultando-nos concluir que efetivamente possuímos escritores excelentes!
É bem verdade que somente aqueles que encontram ressonância nos grandes veículos de comunicação ou encontram um canal de penetração, conseguem o “êxtase” na literatura. Porém essa máxima, também ocorre em outros segmentos da atividade humana. É extremamente duro saber da importância das obras e dos “obreiros” após o passamento destes, como a negar-lhes as virtudes na existência terrena. Mas, esses fatos remontam ao passado longínquo do homem e acompanham a humanidade ao longo dos tempos.
Na nossa região missioneira existem uma produção cultural bastante intensa e escritores ativos, considerando os trabalhos realizados pela ASAS e VirArte de São Luiz Gonzaga/Santa Maria, da Igaçaba Produções e CultuArte de Roque Gonzales, onde a produção é uma constante. Em Santo Ângelo, a ASLE desempenha um papel fundamental no incentivo da produção literária, além da produção cooperativada e o grande número de obras que emanam de seus acadêmicos, nas mais variadas formas e temas. A presença da Academia de Letras de Santo Ângelo se faz sentir também no vizinho Município de Entre-Ijuís, onde realiza o Acampamento da Poesia, cujo produto recebeu a denominação de Afluências.
Pois, no dia 20 de abril foi lançado o 8º livro Afluências naquela cidade, com os trabalhos de mais de 3 (três) dezenas de escritores, versando sobre o tema: E os campos da nossa Terra? Dentre os escritores estão renomados integrantes da ASLE, afeitos a cirurgias espetaculares na seiva literária. O Acampamento da Poesia e seu produto – Afluências -, têm de Secretaria de Cultura de Entre-Ijuís, apoio importante da administração municipal, totalmente desprovido de coloração partidária, viabilizando sua realização e a subseqüente edição. De igual sorte, o Parque das Fontes é o parceiro que se reveste de significação mágica desse espaço natural, vertente para produção. Relatar na individualidade o trabalho de cada partícipe é impossível, mas um fragmento é viável e é isso que vamos tentar neste momento.
Construir um poema na “voz” de todos os poetas, buscando um fragmento num dos trabalhos de cada poeta. vejamos o produto: E os campos de nossa terra?
Quando Deus criou o Rio Grande (Rodolfo); Feliz delirante momento (C. Muniz); Com cochichos de amor (Délcio); Benzidos de picumã (C. Reinke); O sonho que geme (Edinara); O deslumbre do áureo encanto senti (Artur); Boitatá, mulher de branco, cabedais, mula e saci (Demétrio); Caíram três gotas de espanto (Marjorie); Legou-nos esbeltas e férteis colinas (Frederico); Tem o debruço das coxilhas (Tadeu); O minuano sopra solto (Adelino); A névoa escarlate (E. Prietto); Querendo matar a saudade (Claudino); Que embaça os horizontes, vizindário e alma (M. Simon); Sanga que alarga planuras liberta (Otávio); Tudo na natureza é transparente (Solange); E quem há de penetrá-la? Possuí-la? (Fabiane); Aguardo semeadura em idioma caseiro (Denise); Cheias de vida são as nossas roças (Wagner); Admirando o trigo ao sol a brilhar (Francisca); Um amálgama de revirada terra (Lisca); Eu pudesse ser sol em pleno inverno (João Justiniano); Onde a amizade se expande (Nilsa); Curtir mil paixões, viver sem limite (Nair); Quando te olho com a mente serena (Myrta); Vertical alma gaúcha, sem laço, sem chincha, sem dono (Maria Elisa); Ardem em chamas ou choram rio adentro...(Nilze); Uma canoa trazendo carinhos (Renato); A vida de mãos dadas com a morte (Girvani); Que ouse sacar a rolha da desgraça (Olgi); Na penumbra de torturante silêncio (P. Prado); Vendemos nossas almas sinceras (Roberto).
Texto enviado por Renato Schorr, por ocasião do lançamento do Livro Afluências 8, resultado do 8 Acampamento da Poesia de Entre-Ijuís.
VISITE SEMPRE O CANTINHO VIRTUAL DO ACAMPAMENTO DA POESIA DE ENTRE-ÍJUIS. http://acampamentodapoesia.blogspot.com/
terça-feira, 27 de abril de 2010
TOCANDO EM FRENTE - por Almir Satter
VISITE SEMPRE O CANTINHO VIRTUAL DO ACAMPAMENTO DA POESIA DE ENTRE-ÍJUIS. http://acampamentodapoesia.blogspot.com/
NOS CAMPOS DA TERRA - Poesia de Otávio Reichert
“E os campos da nossa terra?”
é o tema que nos embala
para maior sapiência
por favor, fiquem na sala.
Quem desperta a inteligência
em todo ato que faz
trabalha com mais leveza
e mais receita lhe traz.
Por sobre os mais belos campos
têm histórias não escritas
aquelas que nós vivemos
serão sempre as mais bonitas.
Sob o solo os dinossauros
são fósseis de outras eras
e o petróleo se formou
sob a crosta dessas terras.
Neste chão verte um tesouro
em abundância por aqui
há muita gente de olho
no aquífero guarani.
Otavio Reichert
Cordiais saudações!
Mário Simon
http://acampamentodapoesia.blogspot.com/
Solange da Cruz Battirola
http://solbatt.blogspot.com/
Poema de João Justiniano
Com certeza até o próximo encontro estaremos com milhares de leituras neste blog.
vai esta:
CRISTO NASCEU.
25-12-07.
Meia noite, vinte e quatro de dezembro.
O ano?
Zerou, e começa nova era...
O galo canta:
- Cristo nasceu!
E a ovelha bala:
- Pois é...
Dá sopros, mugindo, o boi:
- Não foi! Não foi!
Vêm os cordeiros agora,
contemplam o nascituro.
Vêem
a estrela encimando a mente
e dizem aos animais:
- Senhores,
cantai, a Estrela é de Davi.
É um novo rei que nos vem...
- Mas logo aqui em Belém,
mastiga o muar zangado,
e volta a ovelha:
- Pois é!
Chegam depois os reis,
olham, reolham, festejam.
Oferecem mirra e incenso,
óleos santos do oriente
e dizem:
- Nós vimos a estrela e a seguimos...
Está escrito no passado
que numa gruta, em Belém,
nasce o rei da humanidade.
Nós viemos adorá-lo.
Todos, todos os presentes,
pastores e animais,
respondem em coro:
- Nós também!
E juntos cantam:
- Nasceu, nasceu,
Jesus nasceu em Belém
para glória do Senhor
e paz da humanidade.
Viemos testemunhar.
--
Visite e convide seus contatos.
http://poetasdoacampamento.blogspot.com/
CONTATOS:
solsolbat@bol.com.br
mariosimon@terra.com.br
JOÃO JUSTINIANO
Que ótima notícia meus amigos, que ótima notícia! Vamos-nos ler uns aos outros. Bravos!
Meu abraço e minha saudade.
João Justiniano
--
Visite e convide seus contatos.
http://poetasdoacampamento.blogspot.com/
quinta-feira, 22 de abril de 2010
FOTOS JÁ FORAM POSTADAS
Comunicamos que as fotos já estão postadas no Blog, venham conferir no link
FOTOS por SOLBATT . Quem puder, deixe seu comentário. Ok?
Grande abraço a vocês!
VISITE SEMPRE O CANTINHO VIRTUAL DO ACAMPAMENTO DA POESIA DE ENTRE-ÍJUIS. http://acampamentodapoesia.blogspot.com/
NOSSO CONTATO
Se optarem por postagens rápidas, escrevam seu e-mail constando título como assunto e o poema no corpo do texto, sem anexos, para:
acampamentodapoesia.solbatt@blogger.com
Basta enviar sua poesia ou poema, com sua biografia para este e-mail que imediatamente, será publicada no nosso blog. Contamos contigo para o sucesso de nosso trabalho!
Aguardaremos!
segunda-feira, 12 de abril de 2010
CONVITE ENVIADO AOS POETAS PELO PROF. MÁRIO SIMON
Renovo o convite para participarem do lançamento do nosso livro do 8º Acampamento, "Afluências 8". Sei que alguns de vocês está recebendo este convite mas não participaram do 8º Acampamento. Não importa, o convite é para que não nos esqueçamos. Um encontro de quando em vez é bom e não faz mal a ninguém. Todos que comparecerem irão participar também do Recital de Poesia que acontece nesta festa literária.
Como sempre, haverá junto com o Recital um Prato Cultural que vem cheio de petiscos. Para ter acesso ao Prato, o custo é de R$ 10,00, mas leva o Prato e um livro Aflências 8.
Os poetas participantes do 8º Acampamento que se fizerem presentes receberão seus 5 (cinco) volumes do livro e, se adquirirem o cartão do Prato Cultural, levarão mais um livro que está incluído no custo do cartão.
Se alguém quiser reservar cartões, poderá fazer para o e-mail do prof. Mário Simon
De resto, a festa será:
Dia 20 de abril
Hora 20 horas
Local - CTG Passo do Ijuí - Entre-Ijuís.
Beleza! Carinho para todos!
Mário Simon
ACAMPAMENTO DA POESIA DE ENTRE-ÍJUIS.
domingo, 21 de março de 2010
Recadinho de Myrta
Fiquei muito agradecida ao universo e a todos por ter compartilhado momentos especias junto a pessoas iluminadas....Ter participado do acampamento como facilitadora de um processo de autoconhecimento em meio a natureza foi uma experiência enriquecedora, alem de manifestar meu lado artístico e literário.
Visite meu blog e confira as informações e serviços:
http://myrtars.blogspot.com
Já visitei! Agora, deem uma espiadinha vocês, também!
Abraços
ACAMPAMENTO DA POESIA DE ENTRE-ÍJUIS.
LIVRO AFLUÊNCIAS
Já está na produção final a Edição do livro Afluências!
Estamos todos ansiosos pelo lançamento!
Atenção: encontro marcado dos poetas do acampamento no lançamento do Afluências, em Entre-Ijuís.
O prof. Mário Simon deve estar num corre-corre total com a equipe da Gráfica.
ACAMPAMENTO DA POESIA DE ENTRE-ÍJUIS.
sábado, 20 de março de 2010
Recebi este e-mail...
Solange:
havia dias que estava angustiado, pois, entendo da necessidade de
realçar tuas habilidades e prestabilidades para o Acampamento,
registrando todos os momentos.
Muitas vezes, inclusive, limitando tua participação em favor de todos.
Isso é maravilhoso. Tenho que o Mário e demais foram extremamente
felizes em captar tua competência para os registros. Além disso, você
é uma das grandes figuras, cresceu um tanto no Acampamento e, em
especial, desenvolves artes cênicas complementando tuas habilidades no
cenário do poéticos. Teu sorriso hoje, largo te transforma, parabéns,
parabéns, parabéns! e tenho dito.
Renato Schorr
Renatinho...
Agradeço tuas palavras de carinho!
Que Deus te abençoe sempre, Amigo Poeta!
ACAMPAMENTO DA POESIA DE ENTRE-ÍJUIS.
segunda-feira, 15 de março de 2010
sábado, 20 de fevereiro de 2010
O CARPINTEIRO DO FOGO
Girvani Poeta...
Seu soneto está postado.
Forte abraço!
____________________________
Quer comprar na Internet com segurança? Instale grátis o Internet Explorer 8.
segunda-feira, 8 de fevereiro de 2010
APENAS UM SONETO
LEGENDA
19-12-09.
Quero ser terno e puro no poema,
e ter a linha reta. Curva zero.
Busco o simples no texto, o mais severo,
de modo que semelhe o alvor da gema.
Esta mão seja leve e eu não tema
no instante de compor o que bem quero,
à hora de trinar igual ao mero,
ou de acender a luz, marcar o trema.
Que mais desejo eu? Chegando ao fim,
quero, soltas aos ventos minhas cinzas,
voltar à eternidade de onde vim...
Tudo esquecido seja. Meu labor,
bem feitos e mal feitos, tudo cinzas,
Fique a legenda: – "a fé e a paz, o amor"!
APENAS UM SONETO.
07-01- 010
Eu quero um mar de rosas no teu colo
Vermelhas, brancas, rosas, multicor.
Risos e festas para o nosso amor,
Você Diana, eu amoroso Apolo.
Acácias no jardim, música em solo.
O simples voejar do beija flor.
Luz, sempre mais luz, mais luz... Calor!
Eu, cabeça pousada no teu colo...
Nós dois, você menina, eu infante,
A vida um riso. E sempre mais galante,
Aponto a estrela – Há de enfeitar teu leito.
- Não meu, mas nosso, dizes, rico enfeite...
O tempo foi-se, e, para teu deleite,
Não pude a estrela... Apenas um soneto...
domingo, 7 de fevereiro de 2010
COMUNICADO
ESTÁ EM FUNCIONAMENTO O NOVO SITE DO ACAMPAMENTO:
http://poetasdoacampamento.wordpress.com/
VISITEM E DEIXEM SEUS COMPETÁRIOS
ACAMPAMENTO DA POESIA DE ENTRE-ÍJUIS AGRADECE O CARINHO E A COMPREENSÃO.
quinta-feira, 24 de dezembro de 2009
Retretas e cantares
AMIGO POETA... AMIGA POETISA Que os Anjos bons te inspirem e te iluminem. Comemorem a vida!! Com carinho, Renatinho |
sexta-feira, 18 de dezembro de 2009
INESQUECÍVEL E PRESENTE
INESQUECÍVEL DO ACAMPAMENTO DA POESIA JÁ HAVIA OUVIDO FALAR. MAS FOI APENAS NO OITAVO QUE PUDE PARTICIPAR. FUI MUITO BEM RECEBIDO, POR TODOS FUI BEM TRATADO. AMOR À PRIMEIRA VISTA E EU FIQUEI APAIXONADO. A compareceu LUA IlUmInAr PARA A GENTE. E TUDO QUE VI E OUVI ILUMINOU MINHA MENTE. O LUGAR É MUITO LINDO, PRESENTE DA NATUREZA. AS POESIAS E AS PRENDAS: UM DESFILE DE BELEZA. DORMIR ESCUTANDO Os Grilos E O CHUA DA Corredeira. ACORDAR COM OS PASSARINHOS E ÁGUA QUENTE NA CHALEIRA. TOMAR MATE COM OS AMIGOS, JOGANDO CONVERSA FORA. COMO O QUE É BOM DURA POUCO, ADEUS: PRECISO IR EMBORA. RODOLFO GUEDES RIBEIRO LONDRINA-PR
PRESENTE NOITE FELIZ, NOITE DE PAZ TODO MUNDO FALA, POUCA GENTE FAZ. DIA DE FESTA, NOITE DE LUZ, LEMBRAM DE TUDO, MAS Esquecem JESUS. AMIGO OCULTO, Roupa Nova e Casa Enfeitada PANETONE COM TRUFAS, CHAMPAGNE GELADA. APESAR DO CALOR, AINDA FAZ FRIO. GELADEIRA CHEIA, CORAÇÃO VAZIO. MAS HÁ ALGO ESTRANHO NO AR GOSTOSO. MALUCA UMA VONTADE DE RIR E CHORAR. Mesa Farta, todo mundo contente. TEM-SE TUDO, SÓ FALTA O "Presente". POR FAVOR, VENHAM TODOS CANTAR POIS O ANIVERSARIANTE JÁ ESTÁ PRA CHEGAR. Independentemente DO LUGAR E DA CRENÇA, O MELHOR PRESENTE AINDA É A PRESENÇA. OS PAIS PRESENTES NA VIDA DO FILHO. Juntinhos, COMO A PALHA NO MILHO. TECENDO O MUNDO COM TODO CARINHO A CRUZ E A COROA DE ESPINHOS. OS SONHOS ... O CORRE-CORRE DA VIDA ESQUIVANDO SE DAS DROGAS E DA BALA PERDIDA, O DIÁLOGO PRESENTE NA ESCOLA, NA RUA E NO LAR. FULANO! PRESENTE. PARABÉNS! É NATAL! NOITE FELIZ, NOITE DE PAZ E DE LUZ. TODOS PRESENTES, EU, VOCÊ E JESUS. RODOLFO GUEDES RIBEIRO LONDRINA-PR
|
quinta-feira, 17 de dezembro de 2009
POESIAS PARA O BLOG DO ACAMPAMENTO
Prezados Amigos Em anexo seguem duas poesias de minha autoria para serem colocadas no BLOG DO ACAMPAMENTO. Muito obrigado pela atenção! Rodolfo Guedes Ribeiro Londrina-PR |
Veja quais são os assuntos do momento no Yahoo! + Buscados: Top 10 - Celebridades - Música - Esportes
terça-feira, 15 de dezembro de 2009
AVISO
As postagens serão moderadas para que consigamosmanter um layout limpoe de fácil leitura.
Os textos devem ser enviados para poetadoacampamento@gmail.com
o blog é http://poetasdoacampamento.wordpress.com/
segunda-feira, 7 de dezembro de 2009
Poema
Vai anexo também; com imagem
ILUSÕES
Em palavras, rebusques,
demonstram cultura.
Vestidos e ternos
passeando na praça.
É capa tão tênue
que o olho desfaz.
Otavio Reichert
quarta-feira, 2 de dezembro de 2009
Recado aos anfitriões do Acampamento da Poesia
Estimadíssimos JANDIRA e MÁRIO SIMON
(anfitriões do Acampamento da Poesia)
Com a alma iluminada pela luz da aurora deste dia fulgurante (coisa rara nesta sucessão de dias chuvosos e úmidos que vêm castigando o solo gaúcho desde o mês de setembro), escrevo-lhes:
Abençoados os amigos, cujas irradiações emanam de todos os elementos que brilham, e assim me é a lembrança de vocês, pois dou-me conta da eternidade que vive na essência do virtuoso sentimento de amizade!
Queridos amigos, ainda que o céu se derreta intensamente sob os destemperos climáticos, sei que há pedaços de sol aí em vosso recanto, e o carinho e a hospitalidade de vocês são grãos de amor que encontraram terra fértil em meu coração, constantemente visitado pela inspiração.
Nesta oportunidade, lhes mando – soprados pelos lábios do vento – os votos de um FELIZ NATAL e ABENÇOADO ANO VINDOURO!
Com os fios da saudade e das boas recordações de minhas estadias entre vós, Jandira e Mário, aqui no “Porto dos Casais” continuarei bordando os caminhos que nossa sincera amizade inventa!
Um GRANDE abraço desta amiga e irmã na poesia: Lúcia Barcelos