sexta-feira, 27 de setembro de 2013

Incentivo à leitura


Incentivo à leitura

 

Obra com produção de alunos estaduais será lançada em novembro

O projeto Crianças e Jovens do Rio Grande Escrevendo Histórias chega à maioridade em 2013: a 21ª edição do livro, que reúne trabalhos de estudantes da rede estadual, será lançada no dia 13 de novembro, em evento realizado pela Secretaria de Estado da Educação (Seduc), em local a ser definido. No dia 14, os alunos-autores autografam a obra na Feira do Livro de Porto Alegre, no estande da Seduc. O objetivo é valorizar a produção individual dos alunos a partir do hábito da leitura e da escrita desenvolvido na escola.

O livro apresenta o resultado do trabalho realizado em sala de aula, em turmas da educação infantil, Ensino Fundamental e Médio, Educação Especial e em escolas mantidas pela Seduc em espaços da Fundação de Apoio Sócioeducativo (Fase). Os estudantes têm entre cinco e 18 anos. A expectativa é reunir todos os estudantes, professores e familiares dos alunos em Porto Alegre, para o lançamento do livro.

O interesse pelo projeto é crescente na rede estadual. Neste ano, foram inscritos 4.416 produções, entre desenhos e textos (poemas, crônicas e prosa), a partir de quatro temas propostos pela Seduc: o lugar onde estudo; pensando a realidade; a escola que desejo; e estudar pra quê? O livro traz publicados 94 trabalhos, que representam escolas das 30 Coordenadorias Regionais de Educação (CREs), ou seja, de todo o Estado.

O secretário de Estado da Educação, Prof. Jose Clovis de Azevedo, destaca, no prefácio da obra, que os textos e desenhos refletem o processo de criação das crianças e jovens, respeitando o desenvolvimento de cada aluno: frases curtas, poemas, parágrafos, textos em prosa e em forma de crônica, desenhos se intercalem, trazendo aos leitores gaúchos o trabalho de sala de aula que foi multiplicado por dezenas de turmas e que transcende ao ambiente das escolas. O secretário enfatiza que o livro sai da escola, chega às casas dos estudantes, emociona técnicos da Secretaria e das Coordenadorias Regionais de Educação, que leem todos os trabalhos, mobiliza familiares e culmina com a vinda para Porto Alegre, onde todos os alunos se encontram e autografam a obra. "Este livro, a cada edição, traz elementos de ludicidade à Secretaria de Educação e à Feira do Livro", resume Azevedo.

32ª CRE tem dois alunos-autores em obra lançada pela Seduc

O programa "Crianças e Jovens do Rio Grande Escrevendo Histórias" está em sua 21ª Edição e, mais uma vez, escolas da 32ª CRE têm alunos classificados e que terão seus textos publicados.

CRIANÇAS E JOVENS  DO RIO GRANDE ESCREVENDO HISTÓRIAS - 2013

 

 

 

 

ALUNO

IDADE

SÉRIE

CRE

MUNICÍPIO

ESCOLA

PROFESSOR

RESP. NA CRE

 

1

MILENA BATISTA JONK

12

7º ANO

32

CAIBATÉ

EEEB JOSE ADOLFO MEISTER

ANA MARIA MACIEL FERNANDES DE OLIVEIRA

PROFª SOLANGE DA CRUZ BATTIROLA

 

2

THAMILLYN LANGER

17

2º ANO ENSINO MEDIO

32

ROQUE GONZALES

EEEB ERICO VERISSIMO

DENISE SCHERER

 

 

Nos dias 13 e 14 de novembro, alunos e professores participarão da entrega dos prêmios e sessão de autógrafos da obra, em Porto Alegre.

O Programa estimula a leitura e a produção de textos, atividades que provocam no aluno o desejo de sempre mais buscar conhecimentos, sendo um importante instrumento de melhoria no processo de aprendizagem.

 

--
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
Atenciosamente,
 
Solange da Cruz Battirola
Professora da Rede Pública Estadual

Graduada em Pedagogia (URI)
Pós-Graduação em Educação Especial - área Deficiência Visual (PUC)
Atendimento Educacional Especializado (UFRGS)
32ªCRE
Rua Venâncio Aires - 2418 - Centro - São Luiz Gonzaga - RS - 97800-000
Contatos: (55) 3352 8600 ou (55) 9922 0908
 
VISITE:
http://solbatt.blogspot.com/
http://32creslg.blogspot.com/
Pense bem antes de imprimir...
Nosso Meio Ambiente agradece!
 

POETAS DO ACAMPAMENTO DA POESIA DE ENTRE-IJUÍS

PARQUE DAS FONTES - ENTRE-IJUÍS - MISSÕES - RS

Lançamento do Livro Afluências 8 dos Poetas do Acampamento da Poesia por SolBatt