sexta-feira, 27 de setembro de 2013

Incentivo à leitura


Incentivo à leitura

 

Obra com produção de alunos estaduais será lançada em novembro

O projeto Crianças e Jovens do Rio Grande Escrevendo Histórias chega à maioridade em 2013: a 21ª edição do livro, que reúne trabalhos de estudantes da rede estadual, será lançada no dia 13 de novembro, em evento realizado pela Secretaria de Estado da Educação (Seduc), em local a ser definido. No dia 14, os alunos-autores autografam a obra na Feira do Livro de Porto Alegre, no estande da Seduc. O objetivo é valorizar a produção individual dos alunos a partir do hábito da leitura e da escrita desenvolvido na escola.

O livro apresenta o resultado do trabalho realizado em sala de aula, em turmas da educação infantil, Ensino Fundamental e Médio, Educação Especial e em escolas mantidas pela Seduc em espaços da Fundação de Apoio Sócioeducativo (Fase). Os estudantes têm entre cinco e 18 anos. A expectativa é reunir todos os estudantes, professores e familiares dos alunos em Porto Alegre, para o lançamento do livro.

O interesse pelo projeto é crescente na rede estadual. Neste ano, foram inscritos 4.416 produções, entre desenhos e textos (poemas, crônicas e prosa), a partir de quatro temas propostos pela Seduc: o lugar onde estudo; pensando a realidade; a escola que desejo; e estudar pra quê? O livro traz publicados 94 trabalhos, que representam escolas das 30 Coordenadorias Regionais de Educação (CREs), ou seja, de todo o Estado.

O secretário de Estado da Educação, Prof. Jose Clovis de Azevedo, destaca, no prefácio da obra, que os textos e desenhos refletem o processo de criação das crianças e jovens, respeitando o desenvolvimento de cada aluno: frases curtas, poemas, parágrafos, textos em prosa e em forma de crônica, desenhos se intercalem, trazendo aos leitores gaúchos o trabalho de sala de aula que foi multiplicado por dezenas de turmas e que transcende ao ambiente das escolas. O secretário enfatiza que o livro sai da escola, chega às casas dos estudantes, emociona técnicos da Secretaria e das Coordenadorias Regionais de Educação, que leem todos os trabalhos, mobiliza familiares e culmina com a vinda para Porto Alegre, onde todos os alunos se encontram e autografam a obra. "Este livro, a cada edição, traz elementos de ludicidade à Secretaria de Educação e à Feira do Livro", resume Azevedo.

32ª CRE tem dois alunos-autores em obra lançada pela Seduc

O programa "Crianças e Jovens do Rio Grande Escrevendo Histórias" está em sua 21ª Edição e, mais uma vez, escolas da 32ª CRE têm alunos classificados e que terão seus textos publicados.

CRIANÇAS E JOVENS  DO RIO GRANDE ESCREVENDO HISTÓRIAS - 2013

 

 

 

 

ALUNO

IDADE

SÉRIE

CRE

MUNICÍPIO

ESCOLA

PROFESSOR

RESP. NA CRE

 

1

MILENA BATISTA JONK

12

7º ANO

32

CAIBATÉ

EEEB JOSE ADOLFO MEISTER

ANA MARIA MACIEL FERNANDES DE OLIVEIRA

PROFª SOLANGE DA CRUZ BATTIROLA

 

2

THAMILLYN LANGER

17

2º ANO ENSINO MEDIO

32

ROQUE GONZALES

EEEB ERICO VERISSIMO

DENISE SCHERER

 

 

Nos dias 13 e 14 de novembro, alunos e professores participarão da entrega dos prêmios e sessão de autógrafos da obra, em Porto Alegre.

O Programa estimula a leitura e a produção de textos, atividades que provocam no aluno o desejo de sempre mais buscar conhecimentos, sendo um importante instrumento de melhoria no processo de aprendizagem.

 

--
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
Atenciosamente,
 
Solange da Cruz Battirola
Professora da Rede Pública Estadual

Graduada em Pedagogia (URI)
Pós-Graduação em Educação Especial - área Deficiência Visual (PUC)
Atendimento Educacional Especializado (UFRGS)
32ªCRE
Rua Venâncio Aires - 2418 - Centro - São Luiz Gonzaga - RS - 97800-000
Contatos: (55) 3352 8600 ou (55) 9922 0908
 
VISITE:
http://solbatt.blogspot.com/
http://32creslg.blogspot.com/
Pense bem antes de imprimir...
Nosso Meio Ambiente agradece!
 

quinta-feira, 26 de setembro de 2013

O “chic” agora é ser simples! - Luiz Marins


Recebi e repasso o texto enviado pela professora Ediane da Silva Lopes 



 

 

O "chic" agora é ser simples! - Luiz Marins 

Entro numa loja e vejo um cartaz dizendo  "Seja chic. Seja simples".

Perguntei ao comerciante de onde ele tinha tirado aquela ideia e ele me disse que depois que o Papa andou de carro simples, tomou chimarrão do povo e andou com o vidro aberto o tempo todo abraçando crianças e velhos, a simplicidade virou "chic". Cafona agora é querer privilégios e fazer ostentação, me disse ele.

Fiquei pensando no que falou o dono daquela loja e conversei com muitas pessoas a respeito. Todas me disseram ter a mesma sensação.
Ostentar, usar coisas caras, exigir privilégios, ter carrões, etc. virou coisa de "novo rico" e, portanto, fora de moda, fora do tempo. A moda agora é ser simples.
E ser simples não significa não querer coisas de boa qualidade, nem viver na penúria. Ser simples é dar valor às pequenas coisas e aos pequenos gestos que o mundo de hoje esqueceu.
É respeitar as pessoas pelo que elas são e não pelo possuem de bens materiais. É acabar com a arrogância, com a presunção. Ser simples é ser normal, sem afetação, sem se deixar dominar por desejos de aparecer, de ser aplaudido, de estar sempre nos holofotes.
Ser simples é reaprender a curtir a natureza em toda a sua exuberância. É reaprender a olhar nos olhos das pessoas quando falar com elas;  ser educado com pessoas simples, balconistas, garçons, motoristas de ônibus, etc. Ser simples é não perder a calma quando se é contrariado; falar baixo em lugares públicos; não falar mal dos outros. Enfim, ser simples é reaprender a ser gente !
E como seria bom se o mundo voltasse a ser povoado por gente normal e não por neuróticos cheios de vontade. Como seria bom se as pessoas voltassem a falar com licença, por favor, obrigado, me desculpe. Como seria bom se as pessoas reaprendessem a respeitar os mais velhos; ter mais afeto com as crianças. Como seria bom se as pessoas reaprendessem a amar o próximo e a lembrar que somos todos iguais.


Lembre-se: o "chic" agora é ser simples! Pense nisso. Sucesso!


 


 
 
 
 
 
 
 
 

*******

 
 
 
 
 
 
Atenciosamente,
 
Solange da Cruz Battirola
Professora da Rede Pública Estadual

Graduada em Pedagogia (URI)
Pós-Graduação em Educação Especial - área Deficiência Visual (PUC)
Atendimento Educacional Especializado (UFRGS)
32ªCRE
Rua Venâncio Aires - 2418 - Centro - São Luiz Gonzaga - RS - 97800-000
Contatos: (55) 3352 8600 ou (55) 9922 0908
 
VISITE:
http://solbatt.blogspot.com/
http://32creslg.blogspot.com/
Pense bem antes de imprimir...
Nosso Meio Ambiente agradece!
 

segunda-feira, 23 de setembro de 2013

XIV Sarau de Integração da ASES

Caros associados,

Estão todos convidados para o XIV Sarau de Integração da ASES.

Data: 28/09/2013

Horário: 19h00min

Tema para o texto (pode ser conto, crônica, poesia, artigo etc.): VERDE. Definido na reunião de sexta-feira passada. O próximo tema e local serão escolhidos ao final deste encontro. Não associados são bem vindos.

Local: Casa do presidente Jaime Perin, Rua Edvino Fenner, 301 – Jardim Petrópolis. Passando a ponte da Sulina a primeira rua à direita, após a Bateria Schmidt. Informações 55 9629 5234. Confirmar presença neste número de celular até as 15h00min horas da data da reunião por questões de organização.

Cardápio: tira-gosto por conta do dono da casa

Programação:

19h00min recepção

19h30min sarau

20h00min tira gosta

Observação: Como o sarau foi marcado para a casa do presidente de forma emergencial, de ultima hora, será pedido uma pequena ajuda para o tira gosto.

POETAS DO ACAMPAMENTO DA POESIA DE ENTRE-IJUÍS

PARQUE DAS FONTES - ENTRE-IJUÍS - MISSÕES - RS

Lançamento do Livro Afluências 8 dos Poetas do Acampamento da Poesia por SolBatt