sexta-feira, 29 de outubro de 2010

ACAMPAMENTO DA POESIA 2010

ACAMPAMENTO DA POESIA TERMINOU DOMINGO

Com um almoço de confraternização no meio-dia de domingo, 24, o Acampamento da Poesia de Entre-Ijuís fechou sua 9ª edição que teve início na sexta-feira, dia 22. Reunindo três dezenas de poetas de várias cidades do Rio Grande do Sul e de outros estados, neste ano os participantes  foram surpreendidos  com novidades e muita emoção. Na manhã de sábado, os poetas foram convidados para o lançamento de um livro publicado pelos alunos e professores da Escola Municipal Antônio Cortez. A surpresa ficou por conta do fato de que o livro nasceu da leitura dos livros  Afluências publicados pelo Acampamento e das visitas de autor presente de poetas que visitaram a escola nos anos anteriores.
Segundo os coordenadores do Acampamento da Poesia, um dos principais objetivos do evento é exatamente o incentivo à leitura e produção de texto. Os livros Afluências, já em número de oito edições, são direcionados para as escolas municipais, onde os professores os usam como material didático para os alunos. Ver o trabalho dos poetas concretizado no livro da Escola, Encantos da Poesia, foi gratificante para todos os poetas.
Outro momento de emoção foi a entrega de "comendas" da Real Academia de Letras, com sede em Porto Alegre, e da Confraria da Ordem dos Poetas – Brasil, a dois poetas do Acampamento, o escritor Mário Simon, de Santo Ângelo, e a poeta Edinara Leão, de Santa Maria, ambos pelas atividades e iniciativas culturais em suas cidades.  A indicação para a comenda é do Comendador poeta Frederico Eduardo Wollmann, de Cachoeira do Sul, e foi chancelada pela Real Academia de Letras em junho do presente ano e, entregue pelo Comendador Frederico no Acampamento, sábado á tarde. A honraria é constituída de um diploma e de medalha em forma de cruz gamada azul e com bordas banhadas em ouro. Conforme os agraciados, a honraria servirá para fortalecer ainda mais o Acampamento da Poesia e as atividades que contribuem para o desenvolvimento cultural e educacional.
Para 2011, a coordenação do Acampamento da Poesia se prepara desde já para festejar os dez anos do evento com atividades especiais.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

ACAMPAMENTO DA POESIA agradece seu comentário!

POETAS DO ACAMPAMENTO DA POESIA DE ENTRE-IJUÍS

PARQUE DAS FONTES - ENTRE-IJUÍS - MISSÕES - RS

Lançamento do Livro Afluências 8 dos Poetas do Acampamento da Poesia por SolBatt