terça-feira, 3 de novembro de 2009

SAIU NO ZERO HORA DO DIA 04.11.2009

LITERATURA
O campo como inspiração
Poetas se reuniram em Entre-Ijuís para fazer versos na 8ª edição do Acampamento da Poesia

Debaixo de árvores, 35 escritores se inspiraram nas paisagens missioneiras de Entre-Ijuís, no final de semana, para compor poemas.

Eles participaram da 8ª edição do Acampamento da Poesia, evento em que poetas convidados ficam em contato com a natureza para produzir textos que serão publicados em livro.

A cada ano, um novo tema no acampamento é indicado aos poetas. O de 2009 foi a indagação “E os campos de nossa terra?”. Os escritores ficam em contato com a natureza, acampados em barracas, ou chalés do Balneário Parque das Fontes, interior de Entre-Ijuís.

Para dar suporte aos colegas de verso, o criador do evento, Mário Simon, levou-os na manhã de sábado para uma fazenda onde criações de gado sobrevivem por saudosismo em meio às lavouras de soja e trigo.

Os textos foram surgindo em minutos.

A terapeuta social Myrta Sebastiany, que também é poetisa, abriu caminho à inspiração passando para o grupo técnicas para se conectar com a natureza.

Instantes depois, Francisca de Carvalho Messa, 76 anos, escrevia os versos de De Cara com a Natureza. Moradora de Porto Alegre, Francisca descobriu o gosto pela escrita há duas décadas, depois de enfrentar um câncer. Há quatro anos viaja para Entre-Ijuís.– Passo o ano todo pensando no acampamento, não posso deixar de participar– contou a escritora, que já tem três livros publicados.

O organizador do evento também tinha que deixar no papel suas impressões. Simon pretendia enveredar os versos para lado social da vida no Interior, dar sua visão crítica sobre os problemas do campo.

Já o advogado Renato Schorr, que se criou na área rural, pretendia recuperar de suas memórias o fogo de chão e a lida campeira.

O poeta Roberto Prietto colocou humor nos versos que lhe surgiram de improviso, em meio a uma roda de troca de experiências dos escritores.– Se Van Gogh visse esses campos amarelos e verdes, ele cortaria a outra orelha– improvisou.

silvana.castro@zerohora.com.br
SILVANA DE CASTRO Entre-Ijuís

Poetas lançam livro
Os trabalhos produzidos no Acampamento da Poesia vão ser publicados no livro Afluências, que será lançado em abril.
A obra é destinada às escolas de Entre-Ijuís. Para Simon, o evento desperta nos estudantes o gosto pela leitura e pela produção de textos.

Cordiais saudações!
Mário Simon
Solange Battirola

Nenhum comentário:

Postar um comentário

ACAMPAMENTO DA POESIA agradece seu comentário!

POETAS DO ACAMPAMENTO DA POESIA DE ENTRE-IJUÍS

PARQUE DAS FONTES - ENTRE-IJUÍS - MISSÕES - RS

Lançamento do Livro Afluências 8 dos Poetas do Acampamento da Poesia por SolBatt